sábado, 2 de outubro de 2010

Guia prático para ver e ouvir os U2


Para facilitar a chegada e a saída das mais de 85 mil pessoas que são esperadas, a partir de amanhã, para assistir aos concertos dos U2, em Coimbra, foi montado um plano de transportes e de alterações ao trânsito que tem como objectivo principal evitar, a todo custo, uma grande concentração de automóveis na zona envolvente do estádio. Para isso, foram criadas nove áreas de estacionamento gratuito em vários locais da cidade, servidas por três circuitos especiais de transportes públicos, que vão funcionar durante os dois dias e que têm ligação também com a estação de comboios de Coimbra-B.

A grande maioria das pessoas deverá deslocar-se em veículo próprio, incluindo os cerca de 5 mil espanhóis que são esperados, mas a organização apela para que optem antes pelo comboio. "O comboio é a maneira mais fácil de chegarem e saírem de Coimbra. É mais cómodo, não têm o problema do álcool, não têm o problema de estacionar longe, não têm o problema de andar à procura do parque", afirma Álvaro Ramos, da produtora Ritmos e Blues.

Durante amanhã e domingo, as viagens de comboio para Coimbra fazem-se através dos horários habituais dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, mas, a pensar no regresso dos espectadores a casa, a CP criou dois comboios especiais que vão sair de Coimbra, nos dois dias de concerto, um para Lisboa e outro para Porto.

Para quem, ao invés, viajar de automóvel a organização apela para que deixem os carros numa das nove áreas de estacionamento e se dirijam para o estádio de transporte público. Os 7500 lugares de estacionamento criados são gratuitos, mas as viagens nos transportes públicos custam três euros (ida e volta). Nas três linhas especiais criadas, que percorrem um circuito que envolve toda a cidade, vão circular 75 autocarros, entre as 15h00 e as 21h00 e as 0h00 e as 2h00.

Em torno do estádio vai ser criado um perímetro de segurança que obrigou ao encerramento ou ao condicionamento da circulação automóvel em 26 ruas e avenidas de Coimbra, numa área de cerca de seis quilómetros quadrados. "Não adianta tentarem trazer os veículos particulares para a zona do estádio. Não vão conseguir entrar nem sair e só vão criar confusão", alerta a subcomissária da PSP de Coimbra Margarida Oliveira.

O perímetro de segurança em redor do estádio só será acessível a quem tiver bilhete e até à entrada no recinto será necessário passar por três pontos de controlo. No primeiro é feito um reconhecimento visual dos bilhetes, no segundo os espectadores serão revistados (mesmo que chova como está previsto que aconteça no domingo não serão permitidos guarda-chuvas), e no terceiro os bilhetes terão que ser validados electronicamente pelos torniquetes de entrada. "Vamos montar um contingente que nunca foi utilizado num evento deste género. Não tenho dúvidas nenhumas ao afirmar que Coimbra vai acolher o maior espectáculo que alguma vez foi feito em Portugal", defende Álvaro Ramos.

Além dos casos de fraude e de venda de bilhetes falsos que foram registados, a organização do concerto tem-se também confrontado com "casos invulgares" de conflitos por causa dos bilhetes: é o caso de um casal que se separou após ter comprado os ingressos e que recorreu aos tribunais para decidir a titularidade dos bilhetes. Outro caso envolve também um casal que, depois de ser separado, não pretende agora ficar lado a lado no concerto. "Temos também senhoras que compraram os bilhetes há um ano, que agora engravidaram, e contactam-nos porque estão muito preocupadas [com as condições que vão encontrar no estádio]", revelou ontem Álvaro Ramos.
com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário