terça-feira, 14 de setembro de 2010

VOLUNTARIADO PARA A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO ACESSÍVEL
SAED – Serviço de apoio ao estudante com deficiência da U. Porto

Cada vez mais estudantes com necessidades educativas especiais começam, felizmente, a chegar às universidades. Isto representa, da parte destes estudantes, um grande esforço próprio e das suas famílias para conseguirem chegar a este nível de ensino, pois, como todos sabemos, o meio não é de todo favorável à diferença.
É na tentativa de ultrapassar barreiras e criar um meio adequado à presença e frequência destes estudantes que surge a Unidade de Produção de Informação Acessível e este projecto de voluntariado.
O objectivo é o paio ao estudante que apresenta dificuldades no acesso à informação impressa, informação essa fundamental para o desenvolvimento do seu trabalho como estudantes.
Esta Unidade de Produção é a responsável pela produção de informação acessível da Universidade do Porto que é introduzida na BAES – Biblioteca Aberta do Ensino Superior. ABAES é uma base de dados on-line com acesso a texto integral acessível que está disponível para estudantes de todo o país com dificuldades no acesso à informação impressa (ver mais me htttp://baesup.pt).
Assim, ao participar neste programa de voluntariado estará a apoiar não só os estudantes da U. Porto, mas também de outras Universidades no país.

Áreas de actuação:
-Digitalização de informação em diferentes formatos acessíveis;
-Revisão de informação digitalizada e introdução de elementos de acessibilidade;
-Impressão em Braile;

No futuro queremos produzir informação em formato DAIYS – Digital Acessible Information System, pelo que os futuros voluntários terão igualmente formação para produzir neste formato.

CONTACTOS
Voluntariado para a produção de Informação acessível
SAED
Email: saed@letras.up.pt
Tel: 226 077 117
http://sdi.letras.up.pt (ver SAED)

Sem comentários:

Enviar um comentário